Skip to main content

Nas palavras de Daniel Radcliffe (ator que interpretou o papel de Harry Potter na adaptação para o grande ecrã da saga de J. K. Rowling): “Estou triste porque nunca mais vou fazer filmes tão bons na minha carreira, mas também ninguém vai!”
E tem razão. Harry Potter é a melhor saga de sempre.
Portanto já deve ter percebido que o Pianíssimo é Potterhead, certo? Então vamos começar.
O artigo de hoje é sobre a banda sonora da saga “Harry Potter”. Escrita por J. K. Rowling, já vendeu mais livros do que o Senhor dos Anéis, Nárnia, Hunger Games e Twilight todos juntos, e estima-se que J. K. ganhe 8 dólares por segundo!
Quando as aventuras de Harry, Ronald e Hermione foram parar ao grande ecrã, receberam uma banda sonora à altura! Composta por John Williams (Harry Potter e a Pedra Filosofal, Harry Potter e a Câmara dos Segredos e Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban), Patrick Doyle (Harry Potter e o Cálice de Fogo), Nicholas Hooper (Harry Potter e a Ordem da Fénix e Harry Potter e o Príncipe Misterioso) e Alexandre Desplat (Harry Potter e os Talismãs da Morte, partes 1 e 2), vai ter alguns exemplos apresentados no artigo de hoje.

Playlist Completa dos Temas da Saga em versão Piano.


1. Hedwig’s Theme – John Williams
https://soundcloud.com/pvt-zzz/harry-potter-hedwigs-theme-piano-version

Como não começar pelo tema principal da saga? Escrito por John Williams, este tema tornou-se o principal tanto de Harry Potter como de Fantastic Beasts, tornando-se assim o tema principal de todo o Mundo Mágico de J. K. Rowling. Hedwig é a coruja de Harry Potter, que foi com ele para Hogwarts no seu primeiro ano e corajosamente deu a sua vida para salvar o dono já na procura pelas Horcruxes.

2. Buckbeak’s Flight – John Williams

Buckbeak’s Flight é uma peça escrita por John Williams para o terceiro filme da saga, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. É usada na aula de Tratamento de Criaturas Mágicas, lecionada pelo bondoso meio-gigante Rubeus Hagrid, um grande amigo do nosso Trio de Ouro, conhecido como Guardião das Chaves e Salas em Hogwarts. Nesta, aparece Buckbeak, o hipogrifo que Harry cuidadosamente tenta montar e em que mais tarde dá um belo passeio por cima do lago. Para além disso, esta música também é tocada quando Harry e Hermione salvam Buckbeak, recuando no tempo com o gira-tempo da Hermione para impedir que o pobre hipogrifo seja executado.

3. Lily’s Theme – Alexandre Desplat
https://soundcloud.com/user-204777302/harry-potter-and-the-deathly-hallows-part-2-lilys-theme-piano-solo-vers-1

Esta peça é o tema principal do filme “Harry Potter e os Talismãs da Morte parte II”. É dedicada à mãe de Harry, Lily Evans Potter, que morreu no ataque a Godric’s Hollow quando Harry ainda era bebé juntamente com o seu pai, James Potter. Depois de Voldemort invadir a sua casa e passar por James Potter, Lily teve que dar a vida para salvar a do filho, protegendo-o com a Proteção Sacrificial para que ela morresse em vez dele. Foi aí que Harry Potter ganhou a sua cicatriz, que na verdade não é em forma de raio, mas sim em forma do movimento que origina o Avada Kedavra, maldição imperdoável que mata o oponente, e que Voldemort tentou usar naquela noite sem efeito. E foi assim que Harry James Potter, o Escolhido, se tornou uma Horcrux e mais tarde matou Voldemort, sendo assim conhecido como os Mestre da Morte à mera idade de 17 anos, o único feiticeiro a sobreviver ao Avada Kedavra e o feiticeiro que derrotou o que é considerado o maior vilão do Mundo Mágico de todos os tempos.

4. Harry and Hermione – Nicholas Hooper

Esta peça é do filme Harry Potter e o Príncipe Misterioso. Os dois têm uma amizade muito forte, e estão sempre lá um para o outro, tendo alguns momentos especiais que ninguém pode esquecer. Há também fãs que dizem que eles deviam ter ficado juntos, e J. K. Rowling também o disse uma vez: Eu escrevi a relação Hermione/Ron como uma forma de realização de desejos. Foi assim que foi concebido, na verdade. Por razões que têm muito pouco a ver com literatura e muito mais a ver comigo agarrando-se ao enredo como eu o imaginava pela primeira vez, a Hermione acabou com o Ron. Eu sei, e peço desculpa. Eu consigo ouvir a raiva e a fúria que pode causar nalguns fãs, mas se eu for absolutamente honesta, a distância deu-me uma perspetiva diferente sobre isto. Foi uma escolha que fiz por razões muito pessoais, não por razões de credibilidade. Estou a partir o coração das pessoas por dizer isto? Espero que não.

5. Fawkes the Phoenix – John Williams

Fawkes the Phoenix aparece pela primeira vez no segundo filme da saga, Harry Potter e a Câmara dos Segredos. É a fénix de estimação de Albus Percival Wulfric Brian Dumbledore, o sábio diretor de Hogwarts que teve um papel muito importante na jornada de Harry Potter. Fawkes acaba por ser muito importante quando Harry está dentro da Câmara dos Segredos, porque traz a Espada de Gryffindor, que só se revela a Gryffindors verdadeiros como Harry, e este usa-a para matar o basilisco lá dentro e salvar o dia mais uma vez.

6. Potter Waltz – Patrick Doyle

“Potter Waltz” é uma valsa animada e romântica apresentada no filme “Harry Potter e o Cálice de Fogo”. Composta por Patrick Doyle, esta valsa é tocada durante a sequência do Yule Ball enquanto os campeões do Torneio dos Três Feiticeiros dançam com seus parceiros. Enquanto a dança continua, outros se juntam, incluindo Albus Dumbledore & Minerva McGonagall, e até Argus Filch dançando com a sua gata Mrs. Norris. É seguida pela “banda que não precisa de introdução”, as Weird Sisters, que interpretam “Do the Hippogriff”.

7. Double Trouble – John Williams

“Double Trouble” é uma canção interpretada pelo Frog Choir (Coro de Hogwarts). Foi realizada na Festa de Início de Ano de Hogwarts no dia 1 de Setembro de 1993. O Coro estava a segurar sapos e corvos enquanto cantava. John Williams combinou linhas de partes da famosa cena em Macbeth de William Shakespeare em que as Bruxas estão ao redor do caldeirão e colocou-as na música que compôs para os filmes. Uma das bruxas também diz a frase: By the pricking of my thumbs, something wicked this way comes.

8. Harry’s Wondrous World – John Williams

“Harry‘s Wondrous World” é uma suíte que representa Harry Potter nos filmes Harry Potter e a Pedra Filosofal e Harry Potter e a Câmara dos Segredos. Composta por John Williams, esta suíte é composta por vários temas do mesmo compositor que fazem parte da trilha sonora de Harry Potter e a Pedra Filosofal, incluindo, mas não se limitando a:
“Hedwig’s Theme” (que é o tema principal de Harry Potter, como visto anteriormente); “Hogwarts Forever” e “The Quidditch Match”.
A suíte é tocada durante os créditos finais de Harry Potter e a Pedra Filosofal (filme) e Harry Potter e a Câmara dos Segredos (filme). Este tema, devido à sua natureza animada, foi tocado durante certos recursos especiais de DVD para ambos os filmes, mas estava ausente em filmes posteriores à medida que a série passou para outros compositores e temas muito mais sombrios.

9. When Ginny Kissed Harry – Nicholas Hooper

Esta é do filme “Harry Potter e o Príncipe Misterioso”, e é usada para retratar quando o Harry Potter finalmente beijou a Ginny Weasley. É sabido que eles se casaram e tiveram três filhos – James Sirius Potter, em homenagem ao pai de Harry Potter, James Potter, e ao seu padrinho, que lhe deu uma figura paternal e o protegeu desde o terceiro livro até ao quinto, em que ele morre tragicamente, Sirius Black, Albus Severus Potter, em homenagem a Albus Dumbledore, o diretor de Hogwarts que tanto o ajudou a derrotar Voldemort e que morreu tragicamente no sexto filme graças a Severus Snape, de onde veio o segundo nome de Albus Severus Potter. Snape tinha combinado com Dumbledore que o matava para que Voldemort confiasse nele, e assim ele fingir que estava do outro lado para mais tarde se sacrificar ele para salvar Harry. E finalmente Lily Luna Potter, que deve o seu nome à mãe de Harry, que perdeu a vida para o salvar, e à amiga de Harry e Ginny Luna Lovegood, uma personagem diferente, bondosa e muito carismática com um grande cérebro e coração. Foi ela quem descobriu onde estava o Diadema de Ravenclaw, uma das Horcruxes de Voldemort.

10. Obliviate – Alexandre Desplat

Esta é a música usada quando a Hermione Granger é obrigada a usar o feitiço Obliviate (faz o oponente perder a memória) nos seus pais para poder ajudar Harry na busca pelas Horcruxes. Uma cena muito triste, mas o único remédio para poder ajudar a derrotar o Voldemort. E os pobres dentistas muggles ficaram a pensar que eram da Austrália, sem ter a mais pequena ideia de quem era a Hermione…

11. A Window to the Past – John Williams

Esta peça, do filme “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”, refere a família de Harry antigamente, com James e os seus amigos Remus Lupin (professor de Defesa Contra as Artes das Trevas e importante personagem na vitória contra Voldemort), Sirius Black (padrinho de Harry, muito importante para este, e referido por ele como “a única família que me resta”) e Peter Pettigrew (que mais tarde se revelou do lado de Voldemort) e Lily Evans, que conheceu James em Hogwarts e se tornou sua mulher, com quem teve Harry.

12. Harry in Winter – Patrick Doyle

“Harry in Winter” é um tema que representa Harry Potter durante cenas de inverno no filme de Harry Potter e o Cálice de Fogo. Composto por Patrick Doyle, este tema aparece no filme durante a sequência em que Harry pede a mão de Cho Chang para o Yule Ball e também durante os créditos finais do filme. “Harry, I’m sorry. Someone’s already asked me and, well, I-I’ve said I’ll go… with him. …. Harry, I really am… sorry.” – disse ela.

13. Dumbledore’s Farewell – Nicholas Hooper

Este tema é usado para Albus Dumbledore quando ele morre. Um evento trágico para Harry, descrito como: “Os olhos de Dumbledore estavam fechados; mas para o ângulo estranho dos seus braços e pernas, ele podia estar a dormir. Harry estendeu a mão, endireitando os óculos de meia-lua sobre o nariz torto, e limpou uma gota de sangue da boca com a sua própria manga. Então, ele olhou para o velho e sábio rosto e tentou absorver a enorme e incompreensível verdade: que nunca mais Dumbledore ia falar com ele, nunca mais poderia ajudar…”

14. Leaving Hogwarts – John Williams

Nas palavras de Harry Potter: “I’m not going home. Not really”. Hogwarts tinha-se tornado o seu verdadeiro lar. Esta música é usada no fim do primeiro e do último filme.
E sempre que esta música tocar, lembre-se da frase de J. K. Rowling: “Whether it is by the pages or in the big screen, Hogwarts will always be there to welcome you home.”

15. Fireworks – Nicholas Hooper

Toda a gente se consegue lembrar de quando os gémeos lançaram o terror na aula da maldita Umbridge. Como toda a gente a odiava, alguém tinha de a enfrentar, e porque não os mestres das partidas? Lançaram fogo-de-artifício na sala de aula e foi um máximo!
E assim saíram em grande, para formarem a sua própria loja de partidas, a Weasley’s Wizard Wheezes!

16. Hogwarts’ March – Patrick Doyle

“Hogwarts’ March” foi uma peça musical interpretada pela orquestra de Hogwarts, regida pelo professor Filius Flitwick, como entretenimento pré-Tarefa durante o Torneio dos Três Feiticeiros no ano letivo de 1994-1995. Esta peça é do filme Harry Potter e o Cálice de Fogo, em que o Torneio dos Três Feiticeiros deixa Harry Potter e Cedric Diggory a concorrer por Hogwarts, Fleur Delacour por Beauxbatons e Viktor Krum por Durmstrang.

17. Severus and Lily – Alexandre Desplat

Como vimos em “Harry Potter e os Talismãs da Morte”, quando a mãe de Harry, Lily, e Severus Snape, seu professor, estavam em Hogwarts, Snape era apaixonado por Lily, e ficou desgostoso quando ela escolheu James Potter, que praticava bullying nele, em vez dele. No entanto, nunca deixou de a proteger quando era viva, nem nunca deixou de proteger o filho dela (Harry Potter) dando a vida por ele.

18. Lovegood – Alexandre Desplat

Luna Lovegood é amiga de Harry Potter desde o seu quinto ano em Hogwarts. Diferente por natureza, tendo até alguns estudantes que a tratam por “Loony Lovegood”, é muito feliz com quem é, especialmente quando faz amigos: Harry Potter, Hermione Granger, Ronald Weasley, Neville Longbottom e Ginny Weasley. Tem um espírito livre e uma natureza amável e bondosa, e é muito ligada à fauna mágica, como os Thestrals.

19. Farewell to Dobby – Alexandre Desplat

Dobby é um elfo livre! Depois de Harry Potter lhe dar uma meia e fazê-lo prometer que nunca mais o tenta salvar, Dobby não é mais o elfo doméstico dos Malfoys. Mas esta música é sobre a sua morte, depois de quebrar a promessa de não voltar a salvar o Harry Potter… mas faleceu corajosamente, e vai estar sempre no coração de todos os Potterheads…
“What a wonderful place to be with friends… and Dobby is with his friend, Harry Potter…”

20. Nimbus 2000 – John Williams

Nimbus 2000! O modelo da vassoura do Harry Potter para jogar Quidditch! Que orgulho, o Seeker mais novo que Hogwarts alguma vez teve! E bem que marca pontos, não é poucos, não! Não há Snitch que lhe escape! Podemos ver em Harry Potter e a Pedra Filosofal este modelo nas lojas da Diagon Alley, e as crianças a namorarem esta novidade… e também a alegria do Harry ao recebê-la!

TUTORIAL completo versão Piano (Filmes 1 a 8 da saga)

00:00​ Hedwig’s Theme

00:51​ Philosopher’s Stone

08:56​ Chamber Of Secrets

17:20​ Prisoner Of Azkaban

24:01​ Goblet Of Fire

37:25​ Order Of The Phoenix

47:51​ Half-Blood Prince

1:03:06​ Deathly Hallows (Pt 1)

1:16:34​ Deathly Hallows (Pt 2)


Harry Potter All Movies Trailers

0 0 Votos
Avaliação Artigo
Subscrever
Notificar de
1 Comentário
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Maria Manuel Costa
Maria Manuel Costa
9 de Março, 2021 21:24

Artigo de leitura obrigatória para Potterheads!! Muito bom o trabalho de compilação, obrigado pela partilha!

1
0
Gostaria da sua opinião. Por favor comente.x