Skip to main content

O Piano é um instrumento maravilhoso, e obviamente o predileto do Pianissimo, e hoje estamos aqui para lhe mostrar mais sobre a sua história.

Bartolomeo Cristofori di Francesco, mais conhecido como Bartolomeo Cristofori, foi o inventor do piano.

No século 17, Cristofori inventou dois instrumentos de teclado antes de começar o seu trabalho no piano. Estes instrumentos estão documentados num inventário, datado de 1700, dos muitos instrumentos mantidos pelo Príncipe Ferdinando. Stewart Pollens conjetura que este inventário foi preparado por um músico da corte chamado Giovanni Fuga, que se pode  ter  referido a ele como seu numa carta de 1716.

O spinettone, italiano para “espineta grande”, era uma espineta grande e multi-coro (um cravo no qual as cordas são inclinadas para economizar espaço), com disposição 1 x 8 ‘, 1 x 4’; a maioria dos espinheiros tem a disposição simples 1 x 8 ‘. Esta invenção pode ter sido concebida para caber num fosso de orquestra lotado para apresentações teatrais, tendo o som mais alto de um instrumento multi-coro.

A outra invenção (1690) foi a espineta oval altamente original, uma espécie de virginal com as cordas mais longas no meio da caixa.

Cristofori também construiu instrumentos de tipos existentes, documentados no mesmo inventário de 1700: um clavicério (cravo vertical) e dois cravos do padrão italiano disposição 2 x 8 ‘; um deles tem uma caixa incomum de ébano.

Bartolomeo Cristofori

Por algum tempo, pensou-se que a primeira menção ao piano era de um diário de Francesco Mannucci, um músico da corte dos Medici, indicando que Cristofori já estava a trabalhar no piano em 1698. No entanto, a autenticidade deste documento agora é duvidosa. A primeira evidência inequívoca do piano vem do inventário dos Medici de 1700. A entrada neste inventário para o piano Cristofori começa da seguinte forma:

Un Arpicembalo di Bartolomeo Cristofori di Nuova Inventione, che fa ‘il piano, e il forte, a due registri principali unisoni, con fondo di cipresso senza rosa …
Um “Arpicembalo” de Bartolomeo Cristofori, de nova invenção que produz suave e alto, com dois conjuntos de cordas em uníssono, com tampo de cipreste sem rosa … ”
O termo “Arpicembalo”, literalmente “harpa-cravo”, não era geralmente familiar na época de Cristofori. Edward Good infere que é assim que o próprio Cristofori queria que o seu instrumento fosse chamado. A nossa própria palavra para piano, no entanto, é o resultado de uma evolução gradual ao longo do tempo das palavras gravicembalo col piano e forte para pianoforte e depois piano. É também por isto que na Itália o piano ainda se chama pianoforte.

O inventário dos Medici segue na descrição do instrumento em detalhes consideráveis. O alcance deste (agora perdido) instrumento era de quatro oitavas, C a C ″ ″ ′, uma bússola padrão (embora ligeiramente pequena) para cravos.

Outro documento referente ao piano mais antigo é uma nota marginal feita por um dos músicos da corte dos Medici, Federigo Meccoli, numa cópia do livro Le Istitutioni harmoniche de Gioseffo Zarlino. Meccoli escreveu:

É assim que se toca o Arpicimbalo del piano e forte, inventado pelo Mestre Bartolomeo Christofani de Pádua no ano de 1700, cravo do Sereno Grande Príncipe Fernando da Toscana. (tradução Stewart Pollens)
De acordo com o artigo de jornal de Scipione Maffei, em 1711 Cristofori tinha construído três pianos. Os Medici deram um ao cardeal Ottoboni em Roma e dois foram vendidos em Florença.

O brasão dos Medici

Depois, foi em 1709 que Cristofori decidiu substituir as penas utilizadas no interior do instrumento por pequenos martelos, criando uma bela melodia e que trouxe mais vida às músicas tocadas por ele.

Mais tarde, foi daí que evoluiu o piano moderno.

Basicamente, o que Bartolomeo Cristofori descobriu de diferente foram principalmente as dinâmicas, e esta é uma das razões para o piano ser diferente do órgão/cravo. A linha de sucessão do piano é, basicamente:

  1. Clavicórdio
  2. Saltério
  3. Cravo
  4. Piano

A partir do cravo, podemos obter duas variantes diferentes: o órgão e o piano.

O órgão, se não usarmos quaisquer pedais, não produz algum tipo de dinâmica de intensidade nem consegue manter uma nota presa por muito tempo – inclusive, é por isto que as obras de Bach têm tantos staccatos. Elas foram originalmente produzidas para cravo, e os staccatos eram a solução da altura para a nota ficar mais longa.

No entanto, o piano consegue produzir tanto dinâmicas (relativas a intensidade) como notas de todo o tempo que nós quisermos, já que o som só desaparece depois de algum tempo, este tempo ainda maior se usarmos o pedal de prolongamento.

Fica em baixo um vídeo de cada um destes instrumentos, que explica mais sobre eles (canais Música Brasilis e NewsErrado) e também de peças nele (canais António Magalhães, Rousseau e DRCNorte, respetivamente):

https://youtu.be/Kw1YBQYiYp4

0 0 Votos
Avaliação Artigo
Subscrever
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Gostaria da sua opinião. Por favor comente.x