Skip to main content

A interpretação de cada peça é à escolha de cada um, mas há histórias por detrás de certas peças que são fascinantes e valem a pena saber-se. Acompanhe este artigo para 7 histórias por detrás de 7 peças clássicas.

1. Pavane Pour Une Infante Defunté, Ravel

Sem Título-1

Pavane Pour Une Infante Défunte é uma obra do compositor Maurice Ravel. É classificada como pertencente ao movimento musical impressionista. Devido às suas raízes bascas, Ravel tinha uma predileção especial pela música espanhola, e a pavane que dá nome à música é um tipo de dança tradicional espanhola em movimentos lentos que foi bastante popular nos séculos XVI e XVII. A peça foi escrita em 1899 para piano, durante os estudos do compositor no Conservatório de Paris quando tinha apenas 24 anos. É baseada numa ideia apresentada pelo seu professor Gabriel Fauré em 1887, tendo como inspiração um quadro do pintor espanhol Velásquez. Foi dedicada à princesa Winnaretta Singer, filha de Isaac Singer, milionário criador das máquinas de costura Singer, em cujo salão Ravel costumava tocar. Segundo o compositor, a peça não evoca nenhum momento histórico, mas somente a dança de uma jovem princesa na corte espanhola. O título não tem nada a ver com morte ou lamento, tendo sido escolhido pura e simplesmente por aliteração. Ravel gostou da combinação de “infante défunte” e por isso colocou esta expressão no nome da obra.

2. La Cathédrale Engloutie, Debussy

Sem Título-2

Entre 1909 e 1910, Claude Debussy escreveu uma série de 12 prelúdios para piano solo. Entre eles está La Cathédrale Engloutie, que se traduz para “a catedral submersa”. Esta peça traduz maravilhosamente o efeito da catedral debaixo de água a afundar e a voltar acima, o que torna esta composição um exemplo do movimento impressionista na música. Mas esta peça é hoje alvo deste artigo por causa da história por detrás dela, uma lenda bretã. Mais especificamente, a Lenda de Ys.

A região da Bretanha, juntamente com a Cornualha e Gales, passou a ser refúgio para os povos celtas que foram obrigados a deixar a Ilha da Grã-Bretanha devido às invasões anglo-saxãs, e foi palco de várias lendas, esta incluída.

Diz esta que Ys foi uma esplêndida cidade construída e governada pelo rei Gradlon durante o século VI. Esta localizava-se na baía de Douarnenez, a “baía dos mortos”, numa região inundável durante a maré alta. Para protegê-la, foi construído um grande muro. Os seus portões eram acionados por uma chave a qual apenas o rei tinha acesso. Uma das versões da história conta que todos ali viviam em paz e tranquilidade até que a filha de Gradlon começasse a degradar a cidade com a sua dissolução.

Por essa época, um homem santo chamado Gwenolé, advertiu o soberano que os excessos da princesa Dahud iriam causar a destruição da cidade, o que de facto ocorreu. Atraído pelo comportamento pecaminoso, o diabo, disfarçado de cavaleiro, depois de conquistar Dahud, instigou-a a roubar a chave do pai e abrir os portões. A água do mar imediatamente invadiu as ruas e as casas da cidade enquanto as pessoas dormiam. O único a acordar antes de Ys ser completamente submersa foi o rei com o auxílio do monge. Durante a fuga, o cavalo do monarca tornava-se cada vez mais lento e estava muito próximo de ser engolido pelas ondas. O monge, que ia à frente noutra montaria, disse que aquilo estava a acontecer porque ele levava a filha consigo e que a única forma de se salvar era deixando a princesa para trás. O rei exitou mas quando Gwenolé renovou o apelo, foi obedecido e imediatamente o cavalo de Gradlon saiu em disparada. Toda Ys estava a ser submersa pelo mar enquanto ambos atingiam terra firme. A lenda conta ainda que após cair nas águas, Dahud se transformou em sereia e que o seu pai tornou Quimper a sua nova capital. Dizem que, em dias de mar calmo, ainda é possível ouvir o ressoar dos sinos da igreja de Ys…

Podemos ver assim mais um exemplo de cidades submersas como noutras lendas, nomeadamente Atlântida, em que alguém desobedece aos deuses e paga as consequências.

3. Waltz in A Flat Major, op. 69 nº 1, Chopin (Valse de l’Adieu)

Sem Título-3

Frédéric Chopin tinha vinte e cinco anos quando se apaixonou perdidamente por Maria Wodzińska, de dezasseis. Ele conhecia-a desde criança, e “costumava persegui-la pelos quartos em Pszenny”. Ela, por sua vez, “irritou muito os adultos, fez caretas para eles”. A irmã mais velha de Maria afirmou que “de todos os meninos, ele [Chopin] era o mais disposto a rir e brincar”. Quando ele a viu novamente em Dresden em 1835, ela tinha-se tornado numa bela rapariga polonesa de olhos escuros. Ela era uma pintora talentosa cujo retrato do compositor é amplamente considerado uma das melhores imagens de Chopin.

E, claro, ela era uma pianista competente, apaixonada pela balada em sol menor do compositor. Chopin ficou na casa dos Wodzińska por duas semanas e, em troca desta hospitalidade, concordou em dar aulas de piano a Maria todas as tardes.

Durante as férias em 1836, Chopin voltou a Dresden e pediu Maria em casamento. Era muito mais do que a sua beleza e talento que o atraía, sendo mais o facto de que ele estava sozinho e com saudades de casa, e Maria personificava tudo o que ele tinha deixado para trás. Esta ficou previsivelmente maravilhada, mas os pais dela nem tanto. Embora inicialmente o tenham aceitado na família, eles estavam suficientemente preocupados com a sua vida social turbulenta, os seus frequentes problemas de saúde e o seu sucesso como compositor. Como tal, eles impuseram um período de espera de um ano para ver se a sua saúde, fortuna e posição social iriam melhorar. Chopin foi forçado a aceitar estas condições parentais e voltou para Paris, onde a sua vida só ficou mais complicada quando ele conheceu George Sand. Enquanto isso, os amigos de Chopin relatam: “O pensamento de Maria, a amada distante, irradiava com todas as suas chamas todas as vezes que uma carta chegava para lhe assegurar que ela contava os meses que os separavam do seu reencontro.”

Chopin continuou a contar à mãe de Maria, Teresa Wodzińska, que a sua saúde estava a melhorar e que ele levava uma vida limpa para “preservar a sua saúde frágil”. A verdade, no entanto, era um pouco mais complicada. Um dia típico na vida de Chopin via-o empenhado em cinco ou seis horas de ensino, seguidas de compromissos musicais e sociais nos salões da nobreza que se estendiam até às primeiras horas da manhã. A sua agenda lotada de festas não era segredo para ninguém, muito menos para Teresa. Até Robert Schumann entrou em ação e escreveu com desdém: “É triste que nos seus sete anos em Paris ele não tenha feito quase nada”. Por esta altura, Chopin recebeu uma carta de Maria na primavera de 1837. Era uma carta pequena a anular o casamento que não oferecia explicações, e Chopin foi apanhado de surpresa. Ele empacotou a correspondência de Maria e rotulou-a de “As minhas tristezas”. Mais tarde, ele dedicou-lhe esta valsa.

O compositor não aceitou bem a rejeição e, anos depois, escreveria: “Que pessoas superficiais, sem escrúpulos e sem coração”. Ele também sofreu com a epidemia de gripe no inverno de 1837, uma infeção da qual nunca se recuperou totalmente. Chopin canalizou a sua profunda depressão e frustração para a composição de uma Funèbre Marche (Marcha fúnebre). Gradualmente, esta manifestação de tristeza tornou-se parte de uma estrutura maior, e a Sonata nº 2 em si bemol menor foi concluída em 1839 e publicada no ano seguinte.

As coisas não acabaram bem para Maria. Ela acabou a casar-se com o filho do conde Frederic Skarbek em 1841. Joseph Skarbek era certamente rico, mas fisicamente pouco atraente e certamente não era a estrela intelectual mais brilhante do firmamento. O infeliz casamento divorciou-se em Roma, e Maria mais tarde casou-se com M. Orpiszewski, que, juntamente com o seu único filho, morreu tragicamente de tuberculose.

4. Prelude in C Sharp Minor Op. 3 No. 2, Rachmaninoff

Sem Título-4

Esta é uma das peças mais famosas do compositor, que perdeu a irmã aos dez anos e compôs esta canção com 18.

Um dia, Rachmaninoff encontrava-se num funeral. Havia um caixão na frente da Igreja onde este evento tomava lugar. Quando as pessoas estavam a fazer fila para ir à frente dizer adeus ao corpo lá dentro, chegou a vez do compositor e era ele que estava lá dentro! Ele ficou completamente terrificado, mas depois tristemente aceitou o que aconteceu.

E depois acordou do pesadelo e escreveu a peça, cujo agitato representa o susto que ele apanhou e a aceitação o fim mais calmo.

5. Academic Festival Overture, Brahms

Sem Título-5

Quando a Universidade de Breslau concedeu a Johannes Brahms um doutorado honorário em 1880, eles estavam a homenageá-lo como “o mais importante compositor de música séria na Alemanha hoje.” Na época, Brahms estava a consolidar-se como compositor e logo depois das suas primeiras grandes obras sinfónicas.

Por isso, levantou algumas sobrancelhas quando a sua Academic Festival Overture, a peça que ele criou para a universidade, inspirou-se fortemente na folia do salão de cerveja e nas canções de beber dos alunos.

Inicialmente, Brahms – sempre desconfiado de celebridades e atenção – tinha pensado em enviar uma nota de agradecimento simples escrita à mão para reconhecer a honra. Mas o maestro Bernard Schloz, que o indicou para este prémio, o encorajou fortemente a demonstrar gratidão de uma forma mais musical. “Componha uma bela sinfonia para nós!” Schloz disse numa carta a Brahms. “Mas bem orquestrado, meu amigo, não tão uniformemente grosso!”

Durante as suas férias perto do rio Traun durante o verão de 1880, Brahms compôs o seu “obrigado” – e, basta dizer, não era exatamente o que o alto escalão da universidade provavelmente esperava.

A peça carece do sentido majestoso de cerimónia. Em vez disso, inspirou-se diretamente no que Brahms chamou de “potpourri muito barulhento de canções de beber dos alunos” que ele conhecia.

Brahms também abre com “Wir hatten gebauet”, um tema de uma organização estudantil que defendia a unificação das regiões alemãs independentes. A melodia foi proibida por décadas, embora a maioria das regiões tenha cancelado o pedido em 1871. Mas em Viena ela ainda estava em vigor, e a eventual estreia vienense desta peça foi adiada duas semanas por medo da reação dos alunos.

6. Mazeppa (Estudo Transcendental nº 4), Liszt

Sem Título-6

Mazeppa é um poema narrativo escrito pelo poeta romântico inglês Lord Byron em 1819, e é baseado numa lenda popular sobre a juventude de Ivan Mazepa (1639-1709), que mais tarde se tornou Hetman (líder militar) da Ucrânia. Segundo o poema, o jovem Mazeppa teve um caso de amor com uma condessa polonesa, Theresa (coincidência dado que o nome da mãe de Maria, de quem falámos há bocado, era Theresa e era polonesa), enquanto servia como pajem na corte do rei João II, Casimiro Vasa. A condessa Theresa era casada com um conde muito mais velho. Ao descobrir o caso, o conde pune Mazeppa amarrando-o nu a um cavalo selvagem e soltando o cavalo. A maior parte do poema descreve a jornada traumática do herói amarrado ao cavalo. O poema foi elogiado pelo seu “vigor de estilo e sua aguda compreensão dos sentimentos de sofrimento e resistência”.

Este movimento galopante do cavalo a que Mazeppa ia agarrado é capturado por Liszt no uso dos seus ornamentos consecutivos, e a sensação do movimento e aparência física criada por este movimento lembra muito a natureza do cavalo.

Pode ler o poema inteiro aqui.

7. Gymnopédie nº 1, Satie

Sem Título-7

Esta peça foi derivada a partir de uma palavra grega antiga, gymnopædia, usada para descrever jovens a exibir as suas habilidades atléticas através da dança de guerra, o que constituía um festival anual na antiga Esparta. Embora ainda haja mais especulações sobre a fonte do título, o próprio compositor manteve a posição de que leu o termo em “Salammbô”, um romance de Gustave Flaubert. No entanto, outros teóricos afirmam que a fonte é o poema “Les Antiques” de J. P. Contamine de Latour. Esta afirmação é apoiada pelo fato de que a primeira versão da Gymnopédie foi publicada em 1888 em “La Musique des familles”, uma revista onde o poema de Latour também apareceu.

E termina assim a seleção de sete peças com histórias por detrás!

Pode ouvir cada uma destas em baixo:

0 0 Votos
Avaliação Artigo
Subscrever
Notificar de
2 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Manuel Costa
Manuel Costa
9 de Julho, 2021 18:38

Excelente trabalho de recolha e uma óptima seleção. Parabéns Mariana!

Maria Teresa Costa
Maria Teresa Costa
9 de Julho, 2021 19:19

Olá Mariana
Nunca estás de férias no que se refere à música e concretamente ao piano. Uma forma interessante de ocupar os tempos livres numa época em que nos deparamos com muitas limitações. Beijinhos.

2
0
Gostaria da sua opinião. Por favor comente.x