Skip to main content

“Fly Me to the Moon”, originalmente intitulado “In Other Words”, é uma canção escrita em 1954 por Bart Howard. Kaye Ballard fez a primeira gravação da canção no ano em que foi escrita. Desde então, tornou-se um jazz standart frequentemente gravado, muitas vezes difundido na cultura popular; No entanto, a versão de 1964 de Frank Sinatra estava intimamente associada às missões Apollo na Lua e é uma das mais conhecidas.

Em 1999, o Songwriters Hall of Fame dos Estados Unidos reconheceu a música “Fly Me to the Moon”, com o prémio “Towering Song”, que é um prémio “[…] apresentado todos os anos aos criadores de uma música individual que influenciou a nossa cultura de uma forma única ao longo de muitos anos.”

Em 1954, ao escrever a música que se tornaria “Fly Me to the Moon”, Bart Howard vinha perseguindo uma carreira musical há mais de 20 anos. Ele tocou piano para acompanhar cantores de cabaré, mas também escreveu canções com Cole Porter, seu ídolo, em mente. Em resposta ao pedido de uma editora para uma música mais simples, Bart Howard escreveu uma balada de cabaré em tempo de valsa que ele intitulou “In Other Words”. Um editor tentou fazê-lo mudar algumas palavras de “fly me to the moon” (voar para a lua) para “take me to the moon” (me levar para a lua), mas Howard se recusou a fazer isso. Muitos anos depois, Howard comentou que “…levei 20 anos para descobrir como escrever uma música em 20 minutos”.

Howard usou a sua posição como pianista e apresentador de piano no cabaret Blue Angel para promover a música, e logo foi introduzido nas performances de cabaret de Felicia Sanders.

Em 1960, Peggy Lee lançou a música no seu álbum Pretty Eyes, e então a tornou mais popular quando a cantou na frente de uma grande audiência de televisão no The Ed Sullivan Show. Conforme a popularidade da música aumentou, ela tornou-se mais conhecida como “Fly Me to the Moon”, e em 1963 Peggy Lee convenceu Bart Howard a oficializar a mudança de nome. Connie Francis lançou duas versões não inglesas da canção em 1963: em italiano como “Portami Con Te” e em espanhol como “Llévame a la Luna”.

Em 1962, Joe Harnell arranjou e gravou uma versão instrumental no estilo bossa nova. Foi lançado como single no final de 1962.  A versão de Harnell passou 13 semanas na parada Billboard Hot 100, alcançando a posição 14 em 23 de fevereiro de 1963, enquanto alcançou a posição 4 na parada de singles de Middle-Road da Billboard. A versão de Harnell ficou em 89º lugar no ranking de final de ano da Billboard como “Top Records of 1963”.  A gravação de Harnell rendeu-lhe um prémio Grammy no 5º Grammy Awards de Melhor Performance de uma Orquestra – para Dança.

Frank Sinatra incluiu a música no seu álbum de 1964 “It Might as Well Be Swing”, acompanhado por Count Basie. A música para este álbum foi arranjada por Quincy Jones, que tinha trabalhado com Count Basie um ano antes no álbum This Time by Basie, que também incluiu uma versão de “Fly Me to the Moon”. Bart Howard estimou que na época em que Frank Sinatra fez a cover da música em 1964, mais de 100 outras versões foram gravadas.

A gravação de Frank Sinatra de 1964 de “Fly Me to the Moon” tornou-se intimamente associada ao programa espacial Apollo da NASA. Uma cópia da música foi tocada num toca-fitas portátil Sony TC-50 na missão Apollo 10 que orbitou a Lua, e também na Apollo 11 antes do primeiro pouso na Lua. A associação da canção com a Apollo 11 foi reavivada muitos anos depois, quando Diana Krall a cantou na cerimónia de comemoração do 40º aniversário da missão, e também para o serviço memorial do comandante da missão Neil Armstrong em 2012.

A versão de Sinatra também foi usada no filme de ficção Space Cowboys, de 2000, relacionado à NASA.

Fica em baixo a partitura com o arranjo, mais a versão original e a versão para piano deste arranjo.

0 0 Votos
Avaliação Artigo
Subscrever
Notificar de
1 Comentário
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Maria Teresa Costa
Maria Teresa Costa
26 de Agosto, 2021 13:46

Gostei muito Marianinha!

1
0
Gostaria da sua opinião. Por favor comente.x