Skip to main content

Não é todos os dias que vemos um piano numa orquestra, mas quando vemos um piano à frente de uma orquestra, provavelmente vem daí coisa boa: um concerto para piano.

Vastos são os exemplos que temos destas obras, e de variadíssimos estilos, épocas e compositores. No artigo de hoje falo de 10 dos exemplos mais admirados deste tipo de composição.

1. Concerto para Piano em Lá Menor | Edvard Grieg

Sem Título-1

Na imagem: Amendoeiras em Flor, Vincent Van Gogh

Grieg tinha 24 anos quando o compôs em 1868, vivia então em Søllerød, na Dinamarca. A primeira apresentação foi em 3 de abril de 1869 em Copenhaga. Apesar do bom acolhimento que a obra recebeu (já que até Liszt chegou a tocá-la na visita a Roma em 1870 de Grieg, deixando admirado o compositor), Grieg reviu-a sete vezes, a última em 1906-1907, e esta é a versão que se escuta na atualidade.

A obra foi estreada por Edmund Neupert no dia 3 de abril de 1869 em Copenhaga, com o maestro Holger Simon Paulli.

Algumas fontes dizem que o próprio Grieg, um excelente pianista, era o solista pretendido, mas não pôde comparecer à estreia devido a compromissos com uma orquestra em Christiania (agora Oslo). Entre aqueles que compareceram à estreia estavam o compositor dinamarquês Niels Gade e o pianista russo Anton Rubinstein, que forneceu o seu próprio piano para a ocasião. Neupert também foi o dedicado da segunda edição do concerto (Rikard Nordraak foi o dedicado original), e James Huneker disse que ele mesmo compôs a cadência do primeiro movimento.

Este concerto foi o primeiro concerto para piano a ser gravado, pelo pianista Wilhelm Backhaus em 1909. No entanto, com a tecnologia da altura, a gravação só durava 6 minutos.

Nesta obra pode ainda notar-se a presença da música tradicional norueguesa na obra de Grieg, pois podemos reconhecer a influência do halling norueguês no último movimento, e ainda uma imitação de um instrumento norueguês, o Hardanger fiddle (parecido com um violino – em norueguês hardingfele)

2. Segundo Concerto para Piano em Dó Menor | Sergei Rachmaninoff

Sem Título-2

Este concerto salvou a carreira de composição de Rachmaninoff.

Em 1897, a estreia da sua Sinfonia nº 1 tinha corrido muito mal, vítima do facto de que o maestro Alexander Glazunov estava muito embriagado naquela noite.

Por consequência, críticas da performance e da própria sinfonia foram tão cruéis que Rachmaninoff, consequentemente com bloqueio de escritor, renunciou à composição em favor da performance ao piano.

Assim, demorou três anos até a sua família e amigos o persuadirem a experimentar ter uma consulta com Nikolai Dahl, um hipnotista, que, não por acaso, era um músico amador.

Depois de vários meses de sessões, o compositor finalmente reuniu a coragem para escrever o seu segundo concerto para piano, que confirmou a sua recuperação da depressão e bloqueio de escritor a partir de sessões de hipnoterapia e psicoterapia, e foi dedicado a Nikolai Dahl, que tanto o ajudou a restaurar a sua auto-estima.

3. Segundo Concerto para Piano em Lá Maior | Franz Liszt

Sem Título-3

Na imagem: A Luta Ideia-Movimento, Johannes Molzahn

Franz Liszt escreveu rascunhos para seu Concerto para Piano e Orquestra nº 2 em lá maior, S.125, durante o seu período virtuoso, em 1839 a 1840. Ele então guardou o manuscrito por uma década. Quando voltou ao concerto, reviu-o e examinou-o repetidamente. O quarto e último período de revisão terminou em 1861. Liszt dedicou a obra ao seu aluno Hans von Bronsart, que foi solista na sua estreia, com Liszt como maestro, em Weimar, no dia 7 de janeiro de 1857.

O segundo concerto, embora menos virtuoso que o Primeiro Concerto para Piano, mostra muito mais originalidade na forma. A este respeito, revela uma ligação mais estreita com os poemas sinfónicos mais conhecidos de Liszt, tanto no estilo como na estrutura. Além disso, enquanto a versão final do Primeiro Concerto pode ser considerada uma obra-prima de um solista, o Segundo mostra Liszt numa tentativa de demonstrar o seu talento composicional, distanciando-se das suas origens de performance virtuosa. Liszt é menos generoso com recursos técnicos para o solista, como escalas em oitavas e movimento contrário; em vez de um virtuoso dominador, o pianista muitas vezes torna-se um acompanhante de instrumentos de sopro e cordas. O solista não domina o material temático – na verdade, após a abertura, o pianista nunca mais tem o tema na sua forma original. Em vez disso, o seu papel é criar – ou, pelo menos, parecer criar – variações inventivas que conduzam o ouvinte por uma série de transformações temáticas.

4. Primeiro Concerto para Piano em Mi Menor | Fréderic Chopin

Sem Título-4

O Concerto para Piano nº 1 em Mi menor, Op. 11, é um concerto para piano escrito por Frédéric Chopin em 1830, quando tinha vinte anos. Foi apresentado pela primeira vez em 11 de outubro daquele ano, no Teatr Narodowy (o Teatro Nacional) em Varsóvia, Polónia, com o compositor como solista, durante um dos seus concertos de “despedida” antes de deixar a Polônia.

Foi o primeiro dos dois concertos para piano de Chopin a ser publicado e, portanto, recebeu a designação de Concerto para Piano “No. 1” no momento da publicação, embora na verdade tenha sido escrito imediatamente após a estreia do que mais tarde foi publicado como Concerto para Piano No. 2.

O concerto para piano é dedicado a Friedrich Kalkbrenner. Ao escrevê-lo, Chopin escreveu a Tytus Woyciechowski, dizendo: “Aqui sem dúvida observa a minha tendência a fazer o mal contra a minha vontade. Como algo se infiltrou involuntariamente na minha cabeça através dos meus olhos, eu adoro ceder, mesmo que possa estar tudo errado.” Sem dúvida, esta visão deve ter sido a conhecida soprano Konstancja Gładkowska, que foi o “ideal” por detrás do Larghetto do Segundo Concerto para Piano de Chopin.

A estreia, em 12 de outubro de 1830, foi “um sucesso… uma casa cheia”. Havia “uma audiência de cerca de 700 pessoas”, segundo o Kurier Warszawski. O concerto deu-se com o próprio Chopin ao piano e o maestro Carlo Evasio Soliva. A peça foi seguida por “aplausos estrondosos”. Sete semanas depois, em Paris, após os surtos políticos na Polónia, Chopin tocou o seu concerto pela primeira vez em França na Salle Pleyel. Foi bem recebido, mais uma vez.

François-Joseph Fétis escreveu em La Revue musicale no dia seguinte que “Há espírito nestas melodias, há fantasia nestas passagens e em todos os lugares há originalidade”.

https://youtu.be/uUTFVNAa2_E

5. Concerto para Piano nº 21 | Wolfgang Amadeus Mozart

Sem Título-5

Na imagem: Paisagem em Saint-Ouen, Georges Seurat

Elvira Madigan, apelidado de Concerto para Piano nº 21 em Dó Maior, K 467, concerto em três movimentos para piano e orquestra de Wolfgang Amadeus Mozart, é o mais conhecido de seus muitos concertos para piano. Foi concluído em 9 de março de 1785. O seu amplo reconhecimento deve-se em grande parte ao filme sueco Elvira Madigan (1967), no qual o seu segundo movimento lírico foi apresentado e do qual deriva o seu apelido.

Mozart escreveu o primeiro dos seus (muitos) concertos para piano aos 11 anos e o último poucos meses antes da sua morte aos 35 anos. Esta circunstância torna o concerto para piano perfeitamente adequado ao estudo do desenvolvimento do estilo de Mozart e demonstra como o estilo clássico como todo veio a existir. Os seus primeiros concertos para piano são adaptações próximas de sonatas barrocas, enquanto os seus poucos trabalhos finais no género sugerem a paixão e o poder que se tornariam populares na era romântica.

Mozart completou o seu Concerto nº 21 apenas um mês depois do seu concerto anterior. Ele escreveria mais quatro nos próximos 21 meses. Como Mozart os escreveu para suas próprias apresentações em Viena, ele não escreveu as cadenzas solo que improvisou durante a apresentação e, como resultado, os pianistas modernos tiveram que criar as suas próprias cadenzas ou usar aquelas criadas por outros.

O Concerto para Piano n.º 21 está entre os mais tecnicamente exigentes de todos os concertos de Mozart. O próprio pai do compositor, Leopold Mozart, descreveu-o como “surpreendentemente difícil”. A dificuldade está menos na complexidade das notas na página do que em tocar estas muitas notas com suavidade e elegância. Mozart fez o desafio parecer fácil, como atestam os jornais da sua época, embora as suas cartas revelem o trabalho árduo por trás dessas performances.

6. Concerto para Piano em Sol Maior (para a mão esquerda) | Maurice Ravel

Sem Título-6

Era uma vez um pianista austríaco chamado Paul Wittgenstein.

Começou a sua carreira em 1913, no entanto esta ficaria destroçada com os eventos da 1ª Guerra Mundial, em que ele foi capturado pelos russos, gravemente ferido e teve um braço amputado. Quando se encontrou em liberdade, no entanto, quis voltar ao piano: com admirável coragem, recusou conformar-se com o facto, e escreveu a vários compositores, pedindo-lhes que escrevessem peças que ele pudesse tocar em tais circunstâncias.

Compositores como Richard Strauss, Paul Hindemith, Benjamin Britten e Erich Wolfgang Korngold escreveram para ele e Wittgenstein comissionou os concertos para a mão esquerda de Ravel, Prokofiev e Bortkiewicz.

Por esta ocasião, Maurice Ravel achava-se ocupado com a composição de um concerto para piano (para duas mãos): o Concerto em Sol Maior.

Contudo, movido pelo apelo, e cedendo ao seu amor inato pela experimentação e pelo incomum, Ravel ficou enormemente fascinado por esta prova técnica.

Sem suspender a composição do outro concerto, pôs as mãos à obra sem demora de modo a que a sua obra correspondesse às necessidades de tão gravemente sacrificado pianista.

7. Concerto para Piano nº 5 | Ludwig Van Beethoven

Sem Título-7

Na imagem: Vista do Grande Canal e da Dogana, Bernardo Bellotto

O Concerto para piano n.º 5 em Mi bemol maior, Op. 73 de Ludwig van Beethoven, popularmente conhecido como Concerto do Imperador, foi o último concerto para piano de Beethoven. Foi escrito entre 1809 e 1811 em Viena, e foi dedicado ao Arquiduque Rudolf, patrono de Beethoven. A primeira apresentação aconteceu em novembro de 1811 em Leipzig tendo como solista Friendrich Schneider. O concerto tem duração de aproximadamente 40 minutos.

Beethoven começou o seu trabalho nesta peça em 1808, na época em que ele completou a sua ‎‎quinta‎‎ e sexta ‎‎sinfonias‎‎ e quatro concertos para piano. Apesar das difíceis condições de vida — em 1809, a cidade de ‎‎Viena‎‎ estava sob bombardeio das tropas de ‎‎Napoleão‎‎ — o compositor terminou-a prontamente. Como a sua surdez profunda impediu a sua própria performance da parte solo, a honra caiu para um organista da igreja de 25 anos, Friedrich Schneider.‎

‎Em fevereiro de 1812, três meses após sua estreia, o concerto recebeu a sua primeira apresentação em Viena. O pianista naquela ocasião foi o estudante de Beethoven ‎‎Carl Czerny‎‎, um artista ainda hoje renomeado pelas suas ‎‎próprias composições‎‎ de piano. O sucesso do ‎‎Concerto Imperador‎‎ deveu-se, em parte, aos desenvolvimentos tecnológicos na produção de pianos que possibilitaram uma maior medida de poder expressivo. A peça rapidamente ganhou por si mesma um lugar no ‎‎repertório‎‎ do piano, e tornou-se um grande favorito de ‎‎Franz Liszt‎‎.‎

‎O ‎‎apelido‎‎ “Imperador” do concerto data da época de Beethoven, e às vezes é atribuído ao pianista e editor ‎‎musical‎‎ inglês nascido na Alemanha‎‎, Johann Baptist Cramer‎‎, que Beethoven teria considerado como o maior pianista da época. Quaisquer sejam as origens do apelido do concerto, é improvável que tenha agradado ao próprio Beethoven.

8. 1º Concerto para Piano | Pyotr Illich Tchaikovsky

Sem Título-8

Na imagem: Cravo, Lírio, Lírio, Rosa, de John Singer Sargent

Tchaikovsky compartilhou o que aconteceu no seu desentendimento com o pianista Nikolai Rubinstein com a sua mecenas, ‎‎Nadezhda von Meck‎‎: ‎

‎”Eu toquei o primeiro movimento. Nem uma única palavra, nem uma única observação! Se a senhora soubesse o quão estúpida e intolerável é a situação de um homem que cozinha e coloca diante de um amigo uma refeição, que ele começa a comer em silêncio! Oh, por uma palavra, para um ataque amigável, mas pelo amor de Deus uma palavra de simpatia, mesmo que não de louvor. Rubinstein estava a acumular a sua tempestade, e Hubert estava à espera de ver o que aconteceria, e se haveria uma razão para se juntar a um lado ou outro. Acima de tudo, eu não queria sentença sobre o aspeto artístico. A minha necessidade era de comentários sobre a técnica virtuosa do piano. O silêncio eloquente de Rubinstein foi do maior significado. Ele parecia estar a dizer: “Meu amigo, como posso falar de detalhes quando toda a obra é antipática?” Eu enchi-me de paciência e toquei até ao fim. Ainda silêncio. Levantei-me e perguntei: “Bem?” Em seguida, uma torrente derramou da boca de Nikolay Grigoryevich, suave no início, em seguida, mais e mais crescendo ao som de um ‎‎Júpiter Tonans‎‎. Acontece que o meu concerto era inútil e intocável; passagens eram tão fragmentadas, tão desajeitadas, tão mal escritas que estavam além do resgate; o trabalho em si era ruim, vulgar; em lugares que eu tinha roubado de outros compositores; apenas duas ou três páginas valeram a pena preservar; o resto deve ser deitado fora ou completamente reescrito. “Aqui, por exemplo, isto – agora o que é tudo isto?” (ele caricaturou a minha música no piano) […] Não só fiquei espantado, mas indignado com tudo a cena. Eu não sou mais um rapaz a tentar a sua mão na composição, e eu não preciso mais de lições de ninguém, especialmente quando elas são entregues tão duramente e hostilmente. […] [Rubinstein] disse que se dentro de um tempo limitado eu reformulasse o concerto de acordo com suas exigências, então ele me daria a honra de tocar a minha peça no seu concerto. ‎‎”Eu não vou alterar uma única nota”,‎‎ respondi‎‎: “Vou publicar o trabalho exatamente como ele está!”‎‎ E foi isso que eu fiz.”

Ora bem… Nikolai Rubinstein já deveria saber que Tchaikovsky era muito sensível. Este último acabou por entregar a estreia do concerto ao pianista Hans von Bülow (o que casou com a filha do Liszt antes de ela fugir para estar com o Wagner), que descreveu a obra como “tão original e nobre” e a quem a peça acabou por ser dedicada.

E ainda bem que não alterou uma única nota, pois hoje é um dos concertos para piano mais famosos da Humanidade.

9. 3º Concerto para Piano | Sergei Rachmaninoff

Sem Título-9

‎O Concerto para Piano nº 3‎‎ em ‎‎Ré menor‎‎, ‎‎Op.‎‎ 30, foi composto no verão de 1909. A peça estreou no dia 28 de novembro daquele ano em ‎‎Nova York‎‎ com o compositor como solista, acompanhado pela ‎‎Sociedade Sinfónica de Nova Iorque sob ‎‎o comando de Walter Damrosch‎‎. ‎‎A obra muitas vezes tem a reputação de ser um dos concertos de piano mais tecnicamente desafiadores no repertório de ‎‎piano‎‎ ‎‎clássico‎‎ padrão., tendo Josef Hoffman, a quem foi dedicado o concerto, nunca o tocado publicamente e Gary Graffman lamentado não ter aprendido o concerto quando era mais jovem e “ainda não conhecia o medo”.

‎Devido a restrições de tempo, Rachmaninoff não pôde praticar a peça enquanto estava na Rússia. Em vez disso, praticou-o num teclado silencioso que trouxe com ele enquanto estava a ‎‎caminho‎‎ dos Estados Unidos. A obra recebeu uma segunda performance sob ‎‎Gustav Mahler‎‎ em 16 de janeiro de 1910, uma “experiência que Rachmaninoff valorizou”.‎‎ Rachmaninoff mais tarde descreveu o ensaio a Oskar von Riesemann: ‎

‎”Naquela época Mahler era o único maestro que eu considerava digno de ser classificado com ‎‎Nikisch‎‎. Dedicou-se ao concerto até que o acompanhamento, que é bastante complicado, tinha sido praticado com perfeição, embora já tivesse passado por outro longo ensaio. Segundo Mahler, cada detalhe da partitura era importante – uma atitude muito rara entre os maestros. … Embora o ensaio estivesse programado para terminar às 12:30, tocámos e tocámos, muito além desta hora, e quando Mahler anunciou que o primeiro ‎‎movimento‎‎ seria ensaiado novamente, eu esperava algum protesto ou desagrado dos músicos, mas eu não notei um único sinal de aborrecimento. A orquestra tocou o primeiro movimento com uma apreciação aguçada ou talvez até mais próxima do que da vez anterior. ‎‎”

‎A partitura foi publicada pela primeira vez em 1910 pela editora Gutheil‎‎. Rachmaninoff chamou este concerto de favorito dos seus próprios concertos de piano, afirmando que “eu prefiro o Terceiro, porque o meu ‎‎Segundo‎‎ é tão desconfortável de tocar”. No entanto, foi só na década de 1930 e em grande parte graças à defesa de ‎‎Vladimir Horowitz‎‎ que esta peça se tornou popular.

‎O concerto foi escrito para piano solo e uma orquestra composta por 2 ‎‎flautas‎‎, 2 ‎‎oboés‎‎, 2 ‎‎clarinetes‎‎ em si bemol, 2 ‎‎fagotes‎‎, 4 ‎‎trompas em Fá, 2 ‎‎trompetes em si bemol, 3 ‎‎trombones‎‎, ‎‎tuba‎‎, ‎‎tímpanos‎‎, ‎‎bombo‎‎, ‎‎tambor, címbalos‎‎ e ‎‎cordas‎‎ e segue o formato de concerto para piano tradicional, consistente de três movimentos. O fim do segundo movimento leva diretamente ao início do terceiro sem interrupções.

10. 2º Concerto para Piano | Dmitri Shostakovich

Sem Título-10

Na imagem: Campo com Papoilas, Vincent Van Gogh

O 2º Concerto para Piano em Fá Maior, op. 102, de Dmitri Shostakovich, foi escrito em 1957 para o 19º aniversário do seu filho, Maxim Shostakovich, maestro e pianista que acabaria por popularizar muitos dos trabalhos menos famosos do pai, tendo, inclusivamente, gravado um ciclo das suas 15 sinfonias para a gravadora checa Supraphon.

O próprio Maxim realizou a estreia da peça no seu concerto de graduação do Conservatório de Moscovo.

É uma peça bastante alegre, ao contrário de muitos outros trabalhos do compositor, e ideal para jovens pianistas em desenvolvimento, como o seu Concertino para Dois Pianos. No terceiro movimento podemos até notar uma referência aos exercícios de Hanon que Maxim praticava e escalas em sextas.

‎Numa carta a ‎‎Edison Denisov‎‎ em meados de fevereiro de 1957, apenas uma semana depois de ter terminado o trabalho sobre ele, o próprio compositor escreveu que a obra não tinha “méritos artísticos redentores”. Foi sugerido que Shostakovich queria antecipar as críticas, depreciando o trabalho ele mesmo (tendo sido vítima de censura oficial inúmeras vezes). Apesar da natureza aparentemente simples deste concerto, o público sempre o considerou calorosamente, e ele se mantém como uma das peças mais populares de Shostakovich. Em 2017, o concerto foi eleito o 19º no ‎‎Classic FM Hall of Fame‎‎.‎

Mesmo ao ele próprio criticar pejorativamente o concerto, chegou a tocá-lo em várias ocasiões e gravou-o juntamente com o seu Primeiro Concerto para Piano.

Assim acaba a seleção de 10 Concertos para Piano que marcaram este tipo de composição e que, definitivamente, merecem ser ouvidos!

Ficou a faltar algum? Adorava saber se havia outros que merecessem, também, entrar para esta lista – e decerto que há!

O que é Música? Como é que a definimos?
Música é uma calma noite banhada pelo Luar, o farfalhar das folhas no Verão! Música é o repique distante dos sinos ao entardecer! A Música vem diretamente do coração e fala só ao coração: Música é Amor! Música é a irmã da Poesia e a mãe dela é a Tristeza!

Sergei Rachmaninoff
Compositor, Pianista, Maestro

5 1 Voto
Avaliação Artigo
Subscrever
Notificar de
18 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Maria Manuel Costa
Maria Manuel Costa
15 de Fevereiro, 2022 23:01

Muito elucidativo, muito obrigado!
Tocou-me particularmente a história envolvendo o Concerto para Mão Esquerda de Ravel… a Música a sarar corpo e alma! Lindo.

Mariana
Mariana
Resposta a  Maria Manuel Costa
16 de Fevereiro, 2022 21:08

Fico muito feliz que tenha gostado <3
As histórias por detrás dos concertos de Ravel e Rachmaninoff 2 foram também as que mais me tocaram!
Tem aqui uma explicação mais detalhada sobre todo o percurso do pianista, se tal lhe interessar: https://www.worldwar1centennial.org/index.php/communicate/press-media/wwi-centennial-news/6213-the-remarkable-wwi-saga-of-pianist-paul-wittgenstein.html Contém também alguns links para gravações dele!
Muito obrigada pelo comentário e até à próxima!

Mariana

Valkle vkc
Valkle vkc
19 de Março, 2022 22:34

Faltou o monumental segundo concerto de Brahms

Mariana
Mariana
Resposta a  Valkle vkc
21 de Março, 2022 15:49

Ouvi dizer muito bem dele nos testemunhos que li para este artigo, no entanto não cheguei a ouvi-lo. Definitivamente um dos muitos concertos para piano que merecem estar na lista, e que vou ter que ouvir em breve com certeza!
Muito obrigada pelo comentário!! ????

Paulo Borges
Paulo Borges
30 de Março, 2022 13:30

Faltou Mendelsohn n.2

Mariana
Mariana
Resposta a  Paulo Borges
9 de Abril, 2022 20:05

Ainda não ouvi esse concerto, mas a julgar pelo concerto para violino op. 64, tem de ser bom!!
Muito obrigada pela sugestão, decerto ouvirei esse concerto em breve!
Obrigada pelo comentário e até à próxima (espero eu)!

Mariana

Osvaldo Colarusso
Osvaldo Colarusso
7 de Abril, 2022 12:46

Lista estranha essa. Gostos pessoais devem estar à parte, meu caro. Colocou o Grieg, mas esqueceu de colocar o de Schumann, muito mais original e interessante. O Nº 5 de Beethoven é magnífico, mas o Nº 4 é a obra prima concertística de Beethoven. E Mozart? Sim , o 21 é muito bom, mas o 23, o 24, o 25 e proncipalmente o 22 são superiores. Ah, mas o André Rieu toca o 21. Ta bem….E os de Bartók, os mais geniais do século XX, onde estão? e os de Prokofiev e Schoenberg? Tá bem, são dissonantes, não agradam as tias…OK. Mas se é para ficar no romantismo, e os de Brahms? Enfim, como disse no início, lista estranha.

Mariana
Mariana
Resposta a  Osvaldo Colarusso
9 de Abril, 2022 21:03

Boa tarde!
Peço desculpa se as minhas intenções não transpareceram no conteúdo do artigo. Apesar de ser um blog, onde eu decerto poderia ter feito um ranking dos meus favoritos, para realizar este artigo procurei fazer pesquisa para encontrar os mais aclamados, até porque me interessava conhecer mais repertório dentro deste formato.
O concerto de Grieg foi um dos primeiros que eu ouvi, pois foi-me indicado como um dos mais populares concertos para piano de todos os tempos. Como este é um compositor que, apesar de não estar propriamente nos meus cinco preferidos, digamos assim, sempre me suscitou interesse, devido ao seu repertório ser uma exploração da música norueguesa (creio que foi ele mesmo que disse que não queria ser Mozart, ou Beethoven, mas continuar a tradição musical do seu povo e firmar o folclore norueguês como música digna e fascinante) e, para além disso, considerar um estilo, apesar de adjacente ao romantismo, bastante particular e característico do compositor, foi do meu interesse ouvir o concerto. E considero-o interessante.
O de Schumann eu nunca ouvi, mas tomei conhecimento dele há pouco tempo, graças a uma interpretação que me foi sugerida que era de uma pianista que eu adoro, Khatia Buniatishvili. Tenho que admitir que não gosto particularmente de Schumann, mas hei-de ouvir.
O Beethoven nº 5 deve ser dos poucos que quase sempre me apareceu em todas as fontes que eu visitei. O 21 do Mozart eu já conhecia antes, e sabia que era conhecido. Esse eu escolhi porque a minha professora o usou como umas das obras com a qual apresentou Mozart à turma, apesar de ter sido com o primeiro movimento, creio eu. Acredito que o André Rieu o toque, dado que é tão conhecido, mas não acho que ser conhecido de alguma maneira diminua a sua qualidade.
Eu desconhecia os concertos de Bartók. Apesar de conhecer o compositor anteriormente, talvez em parte por causa de um artigo que eu fiz sobre a sua contribuição para a etnomusicologia e de algumas obras como Out of Doors, Sz. 81 e os quartetos de cordas (especialmente o nº 4), só ouvi falar do nº 2 num artigo da Gramophone, penso eu. O Prokofiev nº 3 eu sabia que a Martha Argerich o tocava, mas como também não encontrei assim tanta recomendação dele eu pensei que era mais porque ela é especialista em Prokofiev.
Fico muito curiosa com o de Schoenberg. A julgar pelas suas 6 Pequenas Peças para Piano, deve ser bom. Especialmente por ser “dissonante” deve evocar muitas cores diferentes, e fico curiosa para ver em que é que isso se transforma. Para além disso, agora que pesquisei um pouco sobre ele, fico curiosa também para ouvir o uso do dodecafonismo. Enquanto que já ouvi falar da técnica antes, nunca a tentei por mim mesma e só ouvi uma peça que fazia uso dela, que não era de Schoenberg. Achei-a fantástica.
Não era minha intenção ficar pelo Romantismo, apesar de ser a minha época preferida. Eu só tentei não repetir muito os compositores, só que… eu não conseguia pôr o 2 do Rachmaninoff sem pôr o 3. Para mim, são ambos divinais e merecem toda a aclamação que lhes é atribuída. Também queria pôr os dois do Ravel, mas não queria repetir. E o concerto em ré menor de Bach também, apesar de simples acho-o bonito. Mas esse não pus porque não encontrei assim tanta gente a recomendá-lo.
Já tenho muito que ouvir! ???? Estou muito contente de ter feito este artigo porque possibilitou-me expandir os meus conhecimentos na área dos concertos para piano, não só por escrevê-lo mas também pelas sugestões que me foram dadas nos comentários.
Com tantos concertos para piano bons por aí, se calhar qualquer dia vou ter de fazer uma parte 2… não sei.
Muito obrigada pelo comentário

Mariana

Rafael Torres
Rafael Torres
Resposta a  Mariana
28 de Maio, 2022 11:51

Olá, Mariana. Como vai? Dica: esse tipo de sabidão a gente não responde. No máximo, um “parabéns”. Aliás, parabéns a você, que a lista está ótima.

Mariana
Mariana
Resposta a  Rafael Torres
5 de Junho, 2022 11:16

Olá Rafael!!
Muito obrigada ???? realmente eu estava indecisa em responder ou não, foi mais porque… se eu respondo aos outros também deveria responder. Mas na verdade não sabia muito bem o que fazer. É sempre bom aprender de alguém com mais experiência.
Ainda bem que gostou da lista!! Fico muito feliz ????
Muito obrigada pelo comentário!!

Mariana

Rafael Torres
Rafael Torres
Resposta a  Mariana
5 de Junho, 2022 17:26

Pois é. Comentários como esse são altamente tóxicos e perigosos, porque podem nos fazer perder o interesse em continuar escrevendo. Que isso nunca aconteça a você.
E por falar nisso, me manda um e-mail. Sempre gosto de falar com você.

quim rosas
quim rosas
9 de Abril, 2022 23:04

Bravo! força aí 😉

Mariana
Mariana
Resposta a  quim rosas
10 de Abril, 2022 18:12

Obrigada ????????????
Já tenho muitas gravações por onde me entreter!!
Muito obrigada pelo comentário ????

Levi Guedes
Levi Guedes
28 de Maio, 2022 6:19

Lista estranha!

– Foi esquecido o difícil, belo e suntuoso Concerto de M. Moszkowski. Uma bela obra da primeira à última nota. Um concerto ímpar.

– Aluno de Beethoven e professor de Liszt, o então genial Carl CZERNY com o seu brilhante concerto para piano a 4 mãos e orquestra não deveria ficar de fora.

– Também o precioso Concerto em Forma Brasileiras de Hekel Tavares, obra-prima. Conferir a gravação de Arnaldo Cohen, impecável.

Saíamos do trivial, há muito o que se era descoberto e conhecido pelos amantes da boa música concertante.

Rafael Torres
Rafael Torres
Resposta a  Levi Guedes
28 de Maio, 2022 11:53

Nem esse.

Frédéric Chopin
Frédéric Chopin
Resposta a  Levi Guedes
22 de Julho, 2022 23:24

Você está achando que música boa é música desconhecida, você pode gostar dessas músicas, mas elas não tem reconhecimento nenhum, pois não são obras dignas disso. O nome da lista é: 10 melhores concertos de piano da história. Não os concertos preferidos do Levi Guedes 😉

Frédéric Chopin
Frédéric Chopin
22 de Julho, 2022 23:09

Boa noite, amigo! Boa lista, primeiramente. Só tenho 2 sugestões:
1. Na próxima, não liste em tópicos numerados, pois sugere que un é melhor do que o outro, e isso só se enquadraria na opinião pessoal de cada um, o objetivo deve ser de que as pessoas formem suas opiniões a partir da sua lista 🙂
2. Essa é mais do meu gosto pessoal mesmo, eu acho um absurdo ocupar uma lista tão pequena e seleta com o concerto de Shostakovich. Sim, é uma boa música, mas definitivamente não está no top 10 de todos os tempos.

Obrigado 😉

Mariana
Mariana
Resposta a  Frédéric Chopin
27 de Julho, 2022 16:30

Olá!
Fico feliz que tenha gostado da lista ????
Muito obrigada pelas sugestões!! Manterei-as em mente nos meus próximos artigos!
Obrigada pelo comentário ????

Mariana

18
0
Gostaria da sua opinião. Por favor comente.x