Skip to main content

“Amazing Grace” (em português “Maravilhosa Graça”, ou também conhecida como “Sublime Graça”) é um hino cristão lançado em 1779, com a sua letra escrita em 1772 pelo poeta inglês e clérigo anglicano John Newton (1725–1807). Newton escreveu a letra baseando-se numa experiência pessoal.

Ele cresceu sem nenhuma convicção religiosa em particular, mas o caminho da sua vida foi formado por uma variedade de reviravoltas e coincidências que muitas vezes foram postas em ação pelas reações de outras pessoas ao que eles consideravam a sua insubordinação recalcitrante.

Alistou-se para servir a Marinha Real Britânica. Após deixar a marinha, tomou parte no comércio atlântico de escravos.

Em 1748, uma violenta tempestade fez o seu navio bater violentamente e encalhar na costa do Condado de Donegal, na Irlanda. No meio desta tormenta, ele implorou a Deus por misericórdia. Este momento marcou a sua conversão espiritual mas ele continuou no comércio de escravos até 1754 ou 1755, quando ele encerrou completamente a sua carreira no mar.

Newton começou então a estudar teologia cristã.

Ordenado na Igreja de Inglaterra em 1764, Newton tornou-se um curato em Olney, no condado de Buckinghamshire, onde ele começou a compor os seus hinos com o poeta William Cowper. “Amazing Grace” foi escrita para ilustrar um sermão do Ano Novo de 1773. É desconhecido se ele compôs alguma melodia junto com os versos. A sua estreia impressa foi em 1779 com Newton e Cowper nos Hinos Olney mas acabou caindo na obscuridade na Inglaterra.

Nos Estados Unidos, “Amazing Grace” tornou-se muito popular em congregações batistas e metodistas como parte da evangelização de seus pregadores, especialmente na região sul, durante o chamado Segundo Grande Despertar no começo do século XIX. Já foi associada a mais de vinte melodias.

Em 1835, o compositor americano William Walker colocou a letra na melodia conhecida como “New Britain” num formato de nota de forma. Esta é a versão mais popular até aos dias atuais.

Com uma mensagem de perdão e redenção sendo possíveis independente dos pecados cometidos e que a alma se pode livrar do desespero pela misericórdia de Deus, “Amazing Grace” é uma das músicas mais reconhecidas no mundo da língua inglesa. Jonathan Aitken, um biógrafo de Newton, estima que a canção é cantada ao menos dez milhões de vezes por ano. Tem sido uma forte influência na música tradicional e tornou-se uma canção emblemática no movimento musical spiritual da comunidade afro-americana. 

Fica em baixo um arranjo desta canção para piano.

Feliz Natal 🙂

0 0 Votos
Avaliação Artigo
Subscrever
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Gostaria da sua opinião. Por favor comente.x