Skip to main content

Quantas vezes é que a banda sonora de um filme não nos fez entrar na narrativa e sentir muito mais? Aqui apresentamos dez peças escritas para os filmes do grande ecrã, apenas com uma regra: só vale uma de cada filme ou saga!

1. Hedwig’s Theme | John Williams – Tema Principal da Saga Harry Potter

“Hedwig’s Theme” é o leitmotif da melhor série de filmes de sempre (que é aqui a predileta do Pianissimo), Harry Potter. Frequentemente rotulada como o tema principal da série, apareceu pela primeira vez no primeiro filme, Harry Potter e a Pedra Filosofal, na faixa “Prologue”. Um arranjo de concerto com o mesmo nome está incluído nos créditos finais. “Hedwig’s Theme” foi interpolado da quarta à oitava bandas sonoras de filmes de Harry Potter, as de Patrick Doyle, Nicholas Hooper e Alexandre Desplat, apesar de ser escrita por John Williams, que escreveu a música para os filmes até ao terceiro. Também aparece nas pontuações dos últimos quatro videojogos de Harry Potter, todos compostos por James Hannigan. “Hedwig’s Theme” alcançou uma estatura significativa na cultura pop, sendo apresentada como tons de toque, música de trailer e outras formas de multimédia.

A banda sonora desta saga já teve o seu próprio artigo, que está aqui, e esta peça também já foi alvo de outro, mas por um detalhe… também para ver aqui.

2. Once Upon a December | Stephen Flaherty – Tema da Animação Anastasia

“Once Upon a December” é uma canção do filme Anastasia, de 1997 da Fox Animation Studios. A canção foi indicada ao Globo de Ouro de Melhor Canção Original. A canção e a sua letra são ouvidas três vezes ao longo do filme, primeiro como a viúva imperatriz Marie e Lacey Chabert como a jovem grã-duquesa Anastasia Nikolaevna da Rússia e depois como uma versão a cappella no final do filme, quando a viúva Imperatriz e a adulta Anastasia são reunidas.

Uma versão pop com a voz da cantora country Deana Carter também fez parte da banda sonora do filme e foi lançada como um videoclipe.

3. Comptine D’Une Autre Eté | Yann Tiersen – Tema do Filme O Fabuloso Destino de Amélie

“Comptine D’Une Autre Eté” é uma (bastante famosa) composição cinematográfica para piano solo do cantor e compositor Yann Tiersen. É parte do álbum The Fabulous Fate of Amélie Poulain (trilha sonora original), César para melhor música original de 2002, vendeu com sucesso mais de um milhão de cópias em todo o mundo e é muito apreciada por pianistas.

4. The Piano | Michael Nyman – Tema do Filme O Piano

The Piano é a banda sonora original do filme vencedor do Óscar de 1993, The Piano. A banda sonora original foi composta por Michael Nyman e é o seu vigésimo lançamento de álbum. Apesar de ser chamada de “banda sonora”, esta é uma regravação parcial da partitura, já que o próprio Nyman também toca piano no álbum (enquanto a versão em filme é interpretada pela atriz principal Holly Hunter). A música é executada pela Orquestra Filarmónica de Munique, dirigida por Nyman, com os membros da Michael Nyman Band John Harle, David Roach e Andrew Findon realizando a proeminente obra de saxofone. Esta música refere-se ao tema principal.

5. Interstellar | Hans Zimmer – Tema Principal do Filme Interstellar

Interstellar: Original Motion Picture Soundtrack é o álbum da banda sonora do filme Interstellar, que foi lançado em 2014 e dirigido por Christopher Nolan. A composição do filme foi feita por Hans Zimmer, que anteriormente já havia composto músicas de outros filmes de Nolan, como a trilogia Batman e A Origem. De acordo com o músico, o conceito de ar e respiração ressoam por toda a banda sonora, visto que Insterstellar gira muito em torno de astronautas em trajes espaciais. Esta parte também se refere ao tema principal, que também foi alvo de vários arranjos de pianistas.

6. Fly | Ludovico Einaudi – Tema do Filme The Intouchables

Fly, de Ludovido Einaudi, é um dos temas que o compositor compôs para o filme The Intouchables, e esta peça contracena com outras canções do compositor também muito belas – mas lá está, só vale uma de cada! – como Una Mattina. Este filme conta também com músicas de artistas como Nina Simone, Terry Callier e Audrey Fleurot.

7. City of Stars | Justin Hurwitz – Tema do Filme La La Land

“City of Stars” é uma canção interpretada por Ryan Gosling e Emma Stone no filme La La Land (2016). A música da canção foi composta por Justin Hurwitz enquanto a letra foi fornecida por Benj Pasek e Justin Paul.

No filme, a canção é cantada pela primeira vez por Gosling sozinho como o personagem de Sebastian, enquanto ele canta e dança no Hermosa Beach Pier. Mais tarde no filme, é outra vez interpretado por Sebastian e Mia (Stone) durante uma montagem dele a preparar-se para uma digressão com a banda de Keith (John Legend), bem como Mia deixando o emprego num café e alugando um teatro para a peça dela. A canção foi a vencedora nos Prémios Globo de Ouro de 2017 na categoria Melhor Canção Original e também no Óscar 2017 na categoria Melhor Canção Original. Venceu também o Critics Choice Award de Melhor Canção.

8. Caresse Sur L’ Océan | Bruno Coulais – Tema do Filme Os Coristas

Caresse Sur L’ Océan é uma peça do filme Os Coristas, que conta com bastantes peças também dignas – mas lá está, uma por filme – “Os Coristas” é uma comédia dramática francesa lançada em 2004. Este filme é uma adaptação do filme de Jean Dréville, La Cage aux rossignols (1945), adaptado por René Wheeler e Noël-Noël baseados na história de Wheeler e Georges Chaperot. A banda sonora original foi confiada a Bruno Coulais.

9. He’s a Pirate | Klaus Badelt & Hans Zimmer – Tema do Filme Os Piratas das Caraíbas

“He’s a Pirate” é uma faixa de 2003 composta por Klaus Badelt e Hans Zimmer para o filme da Disney de 2003, Piratas das Caraíbas: A Maldição da Pérola Negra. Esta peça faz parte do álbum da banda sonora do filme e é usada no início dos créditos do filme.

A faixa foi sujeita a uma série de versões remix juntas num EP intitulado Pirates Remixed e singles separados lançados notavelmente por Tiësto em 2006 e por Rebel em 2014. As versões da faixa também foram usadas para os créditos das quatro sequências do filme.

10. Moon River | Henry Mancini – Tema do Filme Breakfast At Tiffany’s

“Moon River” é uma canção composta por Henry Mancini com letra de Johnny Mercer. Foi originalmente interpretada por Audrey Hepburn no filme Breakfast at Tiffany’s de 1961, ganhando um Oscar de Melhor Canção Original. A canção também ganhou os prémios Grammy de 1962 para Gravação do Ano e Canção do Ano. As letras, escritas por Mercer, são uma reminiscência da sua infância em Savannah, Geórgia, incluindo os seus canais. Quando criança, ele colheu mirtilos no verão e relacionou-os com uma infância despreocupada e o livro Huckleberry Finn, de Mark Twain. Embora uma versão instrumental seja tocada durante os títulos de abertura do filme, a letra é ouvida pela primeira vez numa cena em que Paul “Fred” Varjak (George Peppard) descobre Holly Golightly (Hepburn) a interpretar esta música, acompanhando-se a si própria na guitarra.

E termina assim esta seleção!

Se ficou alguma a faltar, qual foi? Que tal deixá-la nos comentários?

0 0 Votos
Avaliação Artigo
Subscrever
Notificar de
1 Comentário
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Maria Manuel Costa
Maria Manuel Costa
28 de Maio, 2021 19:29

Eu acrescentaria à lista:

– Howard Shore pela saga The Lord of The Rings;
– John Willims pela saga Star Wars;
– também John Williams pelo filme “Shindler’s List”;
– as peças clássicas (magistrais!) nos filmes “2001 – Odisseia no Espaço” e “Apocalypse Now”;
– entre os filmes de animação, talvez destacasse “O Rei Leão”…

1
0
Gostaria da sua opinião. Por favor comente.x